ERRO MÉDICO

Você já deve ter ouvido falar em casos de erro médico que aconteceram com pessoas próximas a você ou até mesmo com algum familiar seu. O erro médico é mais comum do que você imagina. Ele afeta um em cada dez pacientes, e é a maior causa de morte no Brasil. Entenda um pouco o que é, e como você pode entender e conhecer os seus direitos em casos de erro médico.

O erro médico nada mais é que uma falha do profissional durante a prestação de serviços que podem ocorrer através de um procedimento cirúrgico, diagnostico equivocado e resultados de exames laboratoriais.

Nesses casos, não só o médico será responsável, mas também todos aqueles envolvidos, como por exemplo, os hospitais, clinicas e laboratórios.

Os erros podem ser por negligencia (falta de cuidado ou de precaução com que se
executam certos atos/procedimentos), imprudência (imprevisão do agente em relação às consequências de seu ato ou ação, exemplo: alta prematura e imperícia (ocorre quando o médico revela, em sua atitude,falta ou deficiência de conhecimentos técnicos da profissão.) E havendo o erro médico o paciente deve com ajuda de um advogado fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia,denunciar o profissional de saúde no Conselho Regional de Medicina e ajuizar ação de indenização por danos morais, matérias e estéticos, a depender do caso .

É Importante mencionar que o seu direito a solicitar indenização perante a justiça cível esta resguardado por 05(cinco) anos a contar a partir do momento do conhecimento do dano ou de sua autoria.